Avaliação Institucional 2017.1 tem início dia 19 de junho com novidades

20 de junho de 2017
avaliação institucional

avaliação institucional

A Avaliação Institucional, atividade através da qual estudantes e professores da Universidade Federal do Ceará têm a oportunidade de opinar formalmente sobre a qualidade de seus cursos, chega a 2017.1 com novidades que tornarão o processo ainda mais ágil. A Avaliação ocorrerá de 19 a 30 de junho.

 

Nesta edição, o público não precisará responder às perguntas sobre aspectos relacionados às coordenações e infraestrutura dos cursos. Tais itens passam a ser avaliados apenas anualmente, nos ciclos avaliativos do segundo semestre (para este ano, em 2017.2).

 

Isso quer dizer que, nesta etapa, serão avaliados apenas o desempenho docente e discente. Portanto, a atividade torna-se ainda mais simples e rápida de ser concluída.

 

Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e responder aos formulários disponíveis no menu Ensino. A participação é anônima e os resultados somente serão divulgados após o fechamento do semestre letivo analisado.

 

A VANTAGEM DE PARTICIPAR – A Comissão Própria de Avaliação (CPA), que coordena a atividade, destaca a importância do engajamento de alunos e professores. Os dados coletados servem de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é melhorar a graduação na UFC. Por exemplo: após o resultado das últimas avaliações, já foram promovidas reformas para ampliar a acessibilidade em algumas unidades acadêmicas, solicitadas atualizações do acervo de bibliotecas, providenciada contratação e alocação de professores para determinados cursos e direcionadas atividades de formação para docentes.

 

Portanto, a participação de todos é fundamental, pois auxilia a elaboração de políticas de melhoria na graduação ao identificar pontos fortes e eventuais lacunas.

 

VIU O RESULTADO DE SEU CURSO? – A CPA também lembra que estão disponíveis, no site da Comissão, os resultados dos ciclos avaliativos de 2015 e 2016. É possível verificar as taxas de participação de cada curso e unidade acadêmica, os resultados gerais das avaliações de turmas, coordenações e infraestrutura dos cursos.

 

A avaliação do presidente da CPA, Prof. Hermógenes David de Oliveira, é positiva: “A comunidade acadêmica tem falado sobre a Avaliação Institucional. Mais do que isso, em algumas unidades há a cobrança por melhorias apontadas por nosso processo. Isso é muito gratificante. Além disso, temos sido constantemente elogiados pelas comissões designadas pelo Ministério da Educação para os processos de reconhecimento de cursos de graduação. O processo é sempre avaliado como muito bem estruturado, organizado e fornecedor efetivo de resultados relevantes para a melhoria institucional. Para nos mantermos em linha reta e voltada para cima, conclamamos a participação de todos”.

 

Dúvidas relacionadas ao procedimento de avaliação podem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Já questões relativas a possíveis problemas técnicos no acesso aos formulários e seu envio devem ser direcionadas para avalinst_sti@sti.ufc.br.

 

Fonte: Prof. Hermógenes David de Oliveira, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC – e-mail: cpainstitucional@ufc.br