Avaliação Institucional 2017.1 tem prazo prorrogado até 7 de julho

Data de publicação: 5 de julho de 2017. Categoria: Sem categoria

Foi prorrogado, até 7 de julho, o prazo da Avaliação Institucional, atividade através da qual estudantes e professores da Universidade Federal do Ceará têm a oportunidade de opinar formalmente sobre a qualidade de seus cursos.

A edição de 2017.1 está ainda mais ágil: o público não precisará responder às perguntas sobre aspectos relacionados às coordenações e infraestrutura dos cursos. Tais itens passam a ser avaliados apenas anualmente, nos ciclos avaliativos do segundo semestre (para este ano, em 2017.2). Isso quer dizer que, nesta etapa, serão avaliados apenas o desempenho docente e discente.

Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e responder aos formulários disponíveis no menu Ensino. A participação é anônima e os resultados somente serão divulgados após o fechamento do semestre letivo analisado.

A VANTAGEM DE PARTICIPAR – A Comissão Própria de Avaliação (CPA), que coordena a atividade, destaca a importância do engajamento de alunos e professores. Os dados coletados servem de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é melhorar a graduação na UFC. Por exemplo: após o resultado das últimas avaliações, já foram promovidas reformas para ampliar a acessibilidade em algumas unidades acadêmicas, solicitadas atualizações do acervo de bibliotecas, providenciada contratação e alocação de professores para determinados cursos e direcionadas atividades de formação para docentes.

Portanto, a participação de todos é fundamental, pois auxilia a elaboração de políticas de melhoria na graduação ao identificar pontos fortes e eventuais lacunas.

VIU O RESULTADO DE SEU CURSO? – A CPA também lembra que estão disponíveis, no site da Comissão, os resultados dos ciclos avaliativos de 2015 e 2016. É possível verificar as taxas de participação de cada curso e unidade acadêmica, os resultados gerais das avaliações de turmas, coordenações e infraestrutura dos cursos.

Dúvidas relacionadas ao procedimento de avaliação podem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Já questões relativas a possíveis problemas técnicos no acesso aos formulários e seu envio devem ser direcionadas para avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Hermógenes David de Oliveira, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC – e-mail: cpainstitucional@ufc.br