Colação de Grau 2014.2 – Centro de Ciências

Data de publicação: 15 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

A UFC graduou na noite dessa quinta-feira (15), em solenidade realizada na Concha Acústica da Reitoria, 534 concludentes dos cursos do Centro de Ciências, do Centro de Ciências Agrárias e do Centro de Tecnologia, dando continuidade ao ciclo de colação de grau em Fortaleza que teve início na quarta-feira e ficará encerrado nesta sexta-feira (16). Pela primeira vez foram graduados concludentes de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental, cursos do Centro de Tecnologia.

Apesar de muito jovem, notadamente quando comparada às congêneres europeias como Oxford, Paris, Cambridge, Salamanca e Coimbra, entre outras, a UFC, em seus 60 anos, “já exibe um importante patrimônio de contribuições à sociedade”, afirmou o Reitor Jesualdo Farias em sua fala. Disse que aproveitaria o ambiente de festa para conclamar todos os graduados a um pacto, “a uma aliança indissolúvel com esta Universidade, que anseia inscrever-se não apenas em seu currículo, mas também em seu coração”.

CONSTRUIR E TRANSFORMAR – O Prof. Nildo Loiola Dias, coordenador da Licenciatura em Física, falou em nome do corpo docente e, ao dirigir-se aos formandos, ressaltou que eles estavam “nesse momento, onde muitos gostariam de estar. Muitos dos seus conhecidos ficaram pelo caminho quando não passaram no vestibular ou quando, dentro da Universidade, desistiram do curso”. Aconselhou: “Levem para a vida toda os amigos que fizeram na Universidade. Apliquem seus conhecimentos, construam, façam, transformem, cresçam, engrandeçam nossa sociedade e seu próprio futuro”. E finalizou seu pronunciamento exortando todos a não se contentarem com o bom, e sim procurar fazer sempre o melhor, “sem medo de tentar, recomeçar, insistir”.

MOVIMENTO ESTUDANTIL – Fazendo uma retrospectiva do papel da Universidade, o concludente José Diogo da Rocha Vieira, do Curso de Engenharia de Alimentos, escolhido para falar em nome dos graduandos, deu destaque ao papel da Instituição que, para ele, “deu ensino, pesquisa, extensão. Deu-nos a oportunidade de discutir sobre os problemas da própria universidade, sobre a assistência estudantil e sobre o contexto social em que está inserida”, complementou.

Foi enfático quando agradeceu ao movimento estudantil e destacou a possibilidade de, dentro da Universidade, desenvolver o senso de empreendedorismo, as interdisciplinaridades com o Programa de Educação Tutorial (PET) e uma participação política ativa por meio dos centros e diretórios acadêmicos, bem como pelo Diretório Central dos Estudantes.

No instante dos agradecimentos – a Deus, aos pais e amigos – incluiu todos os servidores técnico-administrativos da UFC, na pessoa da chefe do Cerimonial, Cláudia Albuquerque.

O diploma de graduados pela UFC, concludentes de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Computação, Estatística, Física (bacharelado), Física (licenciatura), Geografia, Geologia, Matemática (licenciatura), Matemática (bacharelado), Química (bacharelado) e Química (licenciatura), totalizando 151 formados do Centro de Ciências.

DEMOCRATIZAÇÃO – Último orador da cerimônia, o Reitor Jesualdo Farias sintetizou a trajetória da UFC, “sempre atenta a um compromisso social inalienável”, que avançou no sentido da democratização, quando foi “ampliada, interiorizada e internacionalizada”, disse. “O resultado é que a Universidade passou a espelhar mais fielmente a própria sociedade, com todas as classes sociais representadas no campus, com todas as raças, com todos os segmentos anteriormente excluídos “, admitiu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332