Departamento de Física recebe um dos maiores pesquisadores em engenharia de cristais

Data de publicação: 23 de abril de 2015. Categoria: Notícias

O Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará promove seminário sobre engenharia de cristais na próxima sexta-feira (24) com o Prof. Michael J. Zaworotko, considerado um dos 20 maiores químicos da atualidade. Em 2014, ele foi classificado como pesquisador altamente citado em publicações científicas, de acordo com a Thomson Reuters.
Atualmente, o Prof. Zaworotko ocupa a cátedra Bernal de Ciência e Engenharia de Cristais, na Universidade de Limerick (Irlanda), e é professor visitante especial da Universidade Federal do Ceará, pelo programa Ciência sem Fronteiras.

O seminário será às 16h, no auditório do Departamento de Física (bloco 926, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Terá duração aproximada de uma hora e é aberto ao público, não sendo necessário realizar inscrição prévia.

A engenharia de cristais é uma área de pesquisa que tem crescido aceleradamente nas últimas décadas. Ela parte da constatação de que a estrutura e a composição dos cristais sólidos afetam profundamente suas propriedades.

Na palestra, o Prof. Zaworotko irá explicar como usar a estrutura cristalina de sólidos para se obter determinadas propriedades, analisando duas áreas especificamente: a de produção de fármacos e a de aplicações em sistemas para captura de gás, como gás carbônico.

Fonte: Prof. Alejandro Pedro Ayala – fone: 85 3366 9009