Equipe do Programa de Pós-Graduação de Bioquímica da UFC estuda como usar proteína encontrada na planta Calotropis em diversas aplicações biotecnológicas

Data de publicação: 5 de janeiro de 2018. Categoria: Notícias

Equipe de pesquisadores, vinculada ao Programa de Pós-Graduação de Bioquímica da Universidade Federal do Ceará (UFC), isola e estuda as enzimas (proteases) do látex da planta Calotropis procera, conhecida como ciúme ou algodoeiro-de-seda, que é facilmente encontrada na região metropolitana de Fortaleza. Uma das aplicações das proteases purificadas está na produção diferenciada de queijo coalho, gerando o que os pesquisadores chamam de queijo vegetariano.

Cléverson de Freitas, pesquisador-chefe do estudo, explica que “cada protease tem uma característica diferente. Há algumas que podem produzir substâncias indesejáveis, que geram um sabor desagradável ao paladar. Com a nossa protease, o queijo tem textura e gosto diferente, mas não é amargo”.

Com relação ao estudo da toxicidade, Cléverson explica que “no queijo, você adiciona as proteases em pequenas quantidades. Já realizamos estudos mostrando que elas não foram detectadas no produto, o que diminui ainda mais qualquer possibilidade de alergia ou efeito tóxico”.

A característica peculiar das proteases de degradar proteínas garante às enzimas encontradas na Calotropis outras utilizações industriais. Outra aplicação, que também é estudada pela equipe da UFC, está na retirada de pelos de peles de animais, um dos processos da indústria agropecuária para a produção de couro de bovinos e caprinos. Como os pelos são formados por proteínas (queratina), as proteases pesquisadas podem ser uma alternativa para a substituição de um processo químico por um biológico. A pesquisa vem sendo desenvolvida em parceria com a Universidade de La Plata, na Argentina.

Nas duas pesquisas, já foram realizados pedidos de patentes ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), tendo a UFC como detentora das tecnologias.

Fonte e maiores informações: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/educacao/enzima-que-produz-queijo-vegetariano-e-desenvolvida-por-pesquisadores-da-ufc/