Nota de falecimento – Prof. Aírton Fontenele Sampaio Xavier

Data de publicação: 2 de julho de 2015. Categoria: Notícias

Faleceu nesta terça-feira (30), aos 82 anos, o professor aposentado Aírton Fontenele Sampaio Xavier, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA) da UFC.

O Prof. Aírton Xavier foi um dos fundadores do Curso de Estatística da UFC, em 1964. Era casado com a também ex-professora do DEMA, Teresinha de Maria Bezerra Sampaio Xavier. Em 1969, foi diretor do antigo Instituto de Matemática, que, juntamente com os institutos de Química, Física, Geociências e Biologia, deram origem ao Centro de Ciências da UFC, em 1973. O professor ocupou os cargos de coordenador do Curso de Estatística e chefe do DEMA nos anos de 1970. Em outubro de 2014, durante as comemorações do cinquentenário de criação do Curso de Estatística, o Prof. Aírton Xavier foi um dos homenageados.

Atualmente, era membro permanente do Mestrado em Computação Profissional da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sem vínculo empregatício. Escritor e poeta, o Prof. Aírton Xavier também era membro titular da Academia Cearense de Ciências desde 1986, tendo publicado vários livros e artigos no Brasil e no exterior, além de ter formado inúmeros alunos.

Fonte: Departamento de Estatística e Matemática Aplicada – fone: 85 3366 9840