Professor do DEMA concorrerá ao prêmio de Melhor Tese de Doutorado na ABE

Data de publicação: 25 de setembro de 2018. Categoria: Sem categoria
O Prof. Dr. José Roberto Silva dos Santos, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Ceará, concorrerá ao prêmio de Melhor Tese de Doutorado, em concurso promovido pela Associação Brasileira de Estatística (ABE). Sua tese intitulada Contribuições ao Estudo de Dados Longitudinais na Teoria de Resposta ao Item, está entre as quatro finalistas, e será apresentada no dia 25/09/2018 durante o 23° Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), que será realizado em São Pedro-SP. O Prof. José Roberto é
Estatístico formado pela UFC, e obteve seu doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a supervisão do Prof. Caio Lucidius Naberezny Azevedo, também graduado em Estatística pela UFC. O Prêmio destaca recém-doutores, cujos títulos tenham sido obtidos em universidades brasileiras no período de janeiro de  2016 a março de 2018. O julgamento dos trabalhos é baseado na originalidade, relevância, profundidade e potencial de impacto no desenvolvimento da respectiva área. O SINAPE é a principal reunião científica da comunidade estatística
brasileira, organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE), a cada 2 anos. É um importante fórum para a difusão dos avanços da Estatística nas diversas áreas do conhecimento, além de ser um espaço de debates de políticas públicas para a Ciência e Tecnologia (http://www.sinape2018.com.br/23sinape). A Teoria de Resposta ao Item (TRI)  fornece ferramentas importantes para análise de dados psicométricos provenientes de diversas áreas do conhecimento, tais como, educação, psicologia, medicina, marketing, dentre outras. No Brasil tem sido aplicada em avaliações educacionais de larga escala como ENEM e SAEB. Os modelos da TRI possibilitam a construção de escalas de proficiência, que são de  potencial interesse para avaliar o conhecimento de indivíduos em alguma área específica. A tese apresenta diversos  aperfeiçoamentos em termos da modelagem de dados de resposta ao item, em particular, na modelagem de dados provenientes de estudos longitudinais, em que os respondentes são acompanhados ao longo de diferentes instantes de avaliação (por exemplo, ao longo de séries escolares). “O concurso de teses confere grande visibilidade ao trabalho, bem como, ao Departamento de Estatística e Matemática Aplicada e à UFC. Mais ainda, enaltece a atuação como professor e pesquisador.”
Fonte: Profa Sílvia Freitas, Chefe do DEMA – fone: 3366 9840