Professores da UFC tornam-se membros afiliados da Academia Brasileira de Ciência

Data de publicação: 3 de março de 2015. Categoria: Notícias

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciou a escolha dos três novos jovens cientistas afiliados da regional Nordeste e Espírito Santo, dos quais dois são da UFC: Bruno Anderson Matias da Rocha e Kyria Santiago do Nascimento, ambos do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. Os professores permanecerão na entidade de 2015 a 2019.

A UFC tem diversos representantes na Academia, quer como afiliados quer como titulares, a exemplo do matemático Eduardo Vasconcelos de Oliveira Teixeira, membro titular. A posse dos novos membros se dará durante a Reunião Magna, que será realizada de 4 a 6 de maio próximo, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Os pesquisadores Fabrício Siqueira Benevides, do Departamento de Matemática, e Pedro Marcos Gomes Soares, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina, são membros afiliados, eleitos para o quinquênio 2014-2018.

Em novembro de 2013, a reunião da Regional Nordeste e Espírito Santo teve a UFC como sede. Na ocasião, foram diplomados como membros afiliados, para o quinquênio 2013-2017, cinco pesquisadores da Universidade: Antônio Caminha Muniz Neto, do Departamento de Matemática; Edson Holanda Teixeira, do Departamento de Patologia e Medicina Legal; Celso Shiniti Nagano, do Departamento de Engenharia de Pesca; e Odair Pastor Ferreira e Eduardo Bedê Barros, do Departamento de Física.

A INSTITUIÇÃO – A Academia Brasileira de Ciências, sediada no Rio de Janeiro, foi fundada em 1916. Congrega os mais eminentes cientistas nas Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais. Possui seis vice-presidências regionais: Sul; São Paulo; Rio de Janeiro; Minas Gerais e Centro-Oeste; Norte; Nordeste e Espírito Santo.

Fonte: Prof. Benildo Cavada, do Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas (BioMOL) – fone: 85 3366 9818