UFC tem 10 dos 22 projetos inovadores contratados com financiamento do Inovafit

Data de publicação: 7 de junho de 2017. Categoria: Sem categoria

A Universidade Federal do Ceará, em parceria com diversas empresas, participa em 10 dos 22 projetos inovadores selecionados pelo Inovafit, programa de financiamento científico do Governo do Estado do Ceará, gerenciado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A contratação foi celebrada oficialmente na manhã desta sexta-feira (2), em solenidade na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). No total, para os 22 projetos, serão destinados R$ 6 milhões.

“Acho que pela primeira vez a gente tem movimentos concretos que são muito convergentes para compreender que a educação e a tecnologia são o caminho para o desenvolvimento. Hoje isso é compartilhado por empresários, pelo governo e pelas instituições formadoras”, afirmou o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, presente na solenidade. O envolvimento de pesquisadores da Instituição no programa foi destacado pelo Reitor: “esse momento diz claramente que quando o governo sabe o que quer, quando a indústria sabe o que quer, a Universidade responde”.

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, celebrou, em sua fala, a liberação dos recursos do Inovafit para o desenvolvimento do Estado. “Não há outra maneira para crescer se não investir em ciência, tecnologia e inovação. É através disso que construímos caminhos para independência”, defendeu.

Ao todo, 105 empresas submeteram projetos ao edital, 96 das quais foram aprovadas na análise de documentos. Na fase de análise de mérito, 41 empresas foram selecionadas e seguiram para a fase final, que consistiu em apresentações presenciais das propostas. Após essa etapa, 22 projetos foram aprovados. Acesse a lista dos projetos com pesquisadores da UFC selecionados para o programa.

Além do Reitor Henry Campos, participaram da solenidade o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno; o presidente da FIEC, Beto Studart; o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo; o líder do Programa para o Desenvolvimento da Indústria e também presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho; e parlamentares cearenses.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331